Thursday, October 10, 2013

Primeiro Sprint Planning da equipe FÊNIX

Bom.
Here we go again..

Na Quarta dia 09/10 aconteceu o primeiro planning da equipe Fênix..
Definitivamente para minhas equipes pontos de dias ideais funcionaram melhor, portanto vamos seguir assim...

Framework explicado e estimativas feitas.
Pela primeira vez fiquei realmente cansado no Planning, resultado do trabalho duro para colocar tudo em ordem nesses últimos dias.
Quase usei o cafezinho do baralho...
Mas deu tudo certo..



Estou muito contente com o resultado que conquistamos até agora.
A primeira funcionalidade de todos os times atrasaram um pouco, mas nada que não fosse esperado já que estão aprendendo a trabalhar em equipe.
O Orion terminou o sprint antes do dia como previsto, então juntos colocamos mais algumas funcionalidades que caberiam no sprint para completa-lo até a review de amanhã.

É muito importante que os membros do time se dediquem para aprender a trabalhar em equipe já que isso é um pré requisito para ser trabalhar em um dev team scrum juntamente com a auto-organização.

Vejo que meus times estão se esforçando para se adaptar a todas essas mudanças e estou escutando muitas discussões dentro dos times que estão sendo muito produtivas para os projetos e para o crescimento profissional dos integrantes dos times.

De repente olhei pela manhã e vi o time Orion, que foi o primeiro a entrar no sprint, fazendo o Daily Scrum sozinhos e com uma boa organização.
Não me envolvi apenas fiquei de longe observando.



Estou vendo o Canis começar a se organizar também e em alguns momentos interrompo para volta-los para o foco que deve ser discutido na daily. .
Já estou tendo trabalho para barrar as interferências e infelizmente nunca iremos agradar a todos ,mas sempre vamos fazer o máximo possível...
Espero que as outras áreas entendam que é preciso manter o controle sobre as interferências afinal isso é um dos principais papéis do Scrum Master, mas quem for se aventurar em desempenhar o papel de Scrum Master se prepare para enfrentar problemas nessa esfera..

Amanhã dia 11/10 teremos nossa primeira review e retro. 
Tomara que o time tenha anotado muitas coisas durante o sprint para discutirmos e refinarmos o processo...
Até a próxima...



No comments:

Post a Comment