Thursday, October 8, 2015

Muito além de Scrum.. Não posso me apaixonar pelo Martelo.

Galera, faz um tempo que não escrevo nada.. 

Muita coisa aconteceu nesse tempo, continuo na mesma empresa, e os times continuam formados na mesma estrutura. 

Porém agora temos 3 times de projetos, que hoje tenho outra percepção deles, e um de sustentação que era o meu time que trabalhava e trabalha dentro de um ambiente mais caótico.

Comecei a perceber muita dificuldade de continuar a implantação do Scrum by the book. A mudança dos papeis, a mudança na forma de trabalho que metodologias ágeis pedem é extremamente difícil de fazer em uma empresa com o método tradicional correndo no sangue. 
Pessoas desmotivadas e despreparadas para mudanças sugam nossas energias e desmotivam qualquer processo de mudança. 

Então percebi que isso precisa ser feito de outra forma , e isso Scrum não trata.

Esse é o motivo do assunto do post. "Não posso me apaixonar pelo martelo."
Qualquer metodologia é uma ferramenta para resolver um problema.  O maior problema é quando nos apaixonamos pela ferramenta e começarmos a tender a querer usá-las em qualquer situação, achando que ela sempre vai resolver os problemas. O Scrum era o martelo que eu aprendi a usar e comecei a achar que ele era a solução para todos os problemas. Sonho meu.. 

Foi nesse momento, em buscas de possíveis soluções para esse problema de implantação que eu comecei a estudar Kanban e venho procurando me especializar cada vez mais em métodos ágeis mais que frameworks e ferramentas específicas. Cada problema requer diferentes abordagens. 

Hoje estou começando a aplicar esses conceitos que tenho aprendido e melhorado com o curso do Software Zen com o Alisson Vale, que de longe é o melhor curso que eu ja fiz. E nem acabou ainda :).

Uma coisa extremamente importante que eu aprendi foi que a primeira coisa que trava qualquer possibilidade de melhoria de um ambiente de trabalho é o uso de filas individuais. 

Eu nem sabia que isso era de extrema importância para esse Mindset que estou estudando agora, mas por muita sorte eu resolvi esse problema em 2013. 

Agora acho importante mostrar como fiz para me livrar das filas individuais. Mas isso é um assunto para o próximo post.

Um grande abraço a todos. 

#Confie na sua intuição#


No comments:

Post a Comment