Monday, September 30, 2013

Primeiro Sprint Planning do Time ORION

Pessoal, conforme prometido, após muito trabalho no final de semana consegui deixar o Backlog pronto para o nosso primeiro Sprint Planning...

Eu acho que nesse primeiro momento o time sub-estimou a capacidade do time, mas eu não interferi e deixei-os confortáveis para assumir aquilo que eles realmente podem entregar como DONE.

Tentamos fazer as estimativas utilizando Story Points, mas foi meio complicado esse método.
Como esses desenvolvedores já trabalham na empresa a bastante tempo fica muito subjetivo estimar por story points. Eles acabavam fazendo a relação com horas e isso acabava não funcionando.

Percebi que era mais fácil mudar o método que ficar batendo nos Story Points, então mudei a estratégia para pontos de dias ideais, que para quem não sabe, consiste em dizer em quantos dias ideais , ou horas ideais é possível implementar a funcionalidade. Lembrando que horas ideais corresponde ao time sem nenhum tipo de interferência. Eu falei da seguinte forma para deixar isso claro ...  Imagine vocês trancados em 1 sala com comida, água, café... Quantas horas fariam o item, sem nenhuma interferência .

Isso para nossa experiência funcionou melhor, mas vou fazer o mesmo exercício com os outros times.

Depois de +- 2 horas de Planing fechamos o Plano e a Meta (menor que o plano) + detalhamento das tasks..

O exercício de quebrar as tarefas foi bem produtivo e consegui mostrar a possibilidade de quebrar o item em pequenas atividade menores que 1 dia para que todo o time trabalhe no mesmo item até matá-lo.

Essa alteração para colocar auto-organização no time e todos trabalharem em cima do mesmo item já foi uma grande mudança na forma que eles estão acostumados a trabalhar. Acho que por esse motivo não quiseram se comprometer com mais coisa.

Bom, é isso, nos próximos dias escreverei mais sobre essa implantação conforme for tendo o feedback do processo.

Segue a foto do time feliz pelo trabalho feito e é isso que mais importa. Todos motivados...!!!

Estamos usando o JIRA com o Plugin Agile aqui na empresa, mas para o planing nada melhor que o velho quadro e post-its.






No comments:

Post a Comment